A escravidão do aluguel

Muitos dizem que morar de aluguel é pagar num dia e dever no outro. Talvez na prática hoje em dia não seja mais assim, pois todos os contratos cobram um mês de depósito, o que dá aos inquilinos a estabilidade de 30 dias.
Mas como não cair na escravidão do aluguel? Para responder a essa pergunta, é necessário entender o que significa essa expressão. Esse termo talvez seja um pouco subliminar para grande parte da população que vive nessas circunstâncias, pois se fizéssemos essa pergunta, certamente diriam que não são escravas de nada disso.
Pois é pessoal, aí que entra o nosso entendimento... Morar de aluguel significa, entre outras coisas, morar de improviso, morada temporária, de transição. O problema é que quase todos não querem vivenciar essa realidade, ou pior, fingem não estar nessa circunstância e preferem viver como se tudo estivesse na mais perfeita ordem. Esse provavelmente é o maior erro de quem mora de aluguel.
 Mas afinal, como evitar essa situação?
Primeiramente é fundamental encarar a realidade e fazer uma simples conta matemática para saber o que daria para comprar com o montante que é pago todos os meses com o dinheiro do aluguel. Se fizerem a soma dos últimos 12 meses, com certeza dará um bom montante que poderia ser investido em algo que desse realmente retorno.
 Segundo é colocar metas reais de como sairá dessa situação. Se vai construir, planeje o orçamento, nem que isso somente torne-se realidade em dois ou três anos. Se vai adquirir ou financiar um imóvel, planeje a quantia da entrada ou o valor total se for o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...